Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker foi um livro que nos influenciou ao nível do nosso mindset financeiro!

Todos nós temos um modelo mental sobre o dinheiro que é o conjunto das crenças que temos em relação ao dinheiro, basicamente é a nossa programação relativamente ao dinheiro / finanças. Esta programação instalou-se na nossa mente desde crianças e é resultado do nosso ambiente de 3 maneiras principais:

– Programação verbal: o que ouvimos das pessoas que nos rodeiam desde criança. Coisas como: os ricos são gananciosos; é impossível ser rico sendo honesto; o dinheiro fala mais alto; os ricos exploram os pobres…-

– Exemplos: o que vimos enquanto criança, os exemplos do relacionamento com o dinheiro das pessoas que nos rodeiam desde criança. O comportamento dos nosso pais em relação ao dinheiro, como geriam o dinheiro, se faltava dinheiro em casa, se gastavam dinheiro sem controlo.

– Episódios específicos: as experiências que tivemos desde criança.

As nossas crenças em relação ao dinheiro (pensamento), gera um conjunto de emoções / sentimentos que vai guiar as minhas ações ou comportamentos, que vão gerar um resultado.

Todos nós conhecemos aquela pessoa que por mais dinheiro que ganhe, nunca lhe sobra dinheiro ao final do mês, porque arranja sempre sitio onde o gastar. Este comportamento resulta da sua programação em relação ao dinheiro / finanças.

Para nós o principal ensinamento que o livro nos deu como casal foi levar-nos a fazer uma reflexão e perceber quais são os nossos modelos de dinheiro e as respetivas origens. Após este exercício de reflexão a nossa sintonia em relação a temas financeiros tornou-se ainda maior. Poder compreender porque cada um pensa de forma diferente permite-nos delinear objetivos e resolver problemas de uma forma muito mais harmoniosa.

O nosso sucesso financeiro é resultado primordial das crenças que temos sobre o dinheiro!

E vocês, sabem quais são os vossos modelos de dinheiro? Quais os fatores que moldam as vossas crenças em relação ao dinheiro?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *