Temos falado de FI Number para aqui… FI Number para ali…

Mas o que é o FI Number? Como se calcula? É igual para todos?

Então vamos lá esclarecer o que isto é! O FI Number, ou seja, Financial Independence Number é basicamente o valor do património líquido que permite gerar rendimentos suficientes que vos permita sustentar a vida que desejam.

Quando se atinge esse número mágico, pode-se dizer que se atingiu a independência financeira, ou seja, podes ter o prazer de fazeres o que quiseres da vida sem que o dinheiro seja um critério. Ou podes simplesmente deixar de trabalhar…

A forma como apurámos o nosso FI Number foi através da regra dos 4%. Mas antes definimos qual o valor de rendimento que necessitamos para o estilo de vida qu pretendemos. É certamente diferente de pessoa para pessoa… Avaliamos todos os custos que teremos no futuro e quanto dinheiro precisariamos para os “luxos”, então chegamos ao nosso retorno mensal desejável!

O que é a regra dos 4%?! Fez se um estudo (Trinity Study) em que se concluiu que se tem patrimonio suficiente se 4% deste patrimonio permitir custear o teu estilo de vida! Este estudo fez o levantamento do retorno do mercado durante um certo período
e concluiu que uma carteira dividida entre ações e obrigações permite um retorno anual de 4%. Por uma questão de prudência e tendo em conta que o estudo é relativamente antigo, consideramos uma percentagem de 3,5%.

A forma simples de calcular o FI Number considerando os 4%, é basicamente multiplicar o valor mensal desejável por 300. Considerando os 3,5% basta multiplicar o valor mensal desejável por 350.

Por exemplo, se considerarem que o vosso rendimento mensal desejável no futuro é 2.000 euros, então multiplicam este montante por 300, ou seja, o vosso FI Number seria 600.000 euros. Este é o património liquido a atingir e assim já podem planear como lá chegar!

Para nós este número é uma diretriz para a nossa liberdade financeira que nos permite fazer um planeamento financeiro de longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *