Imaginem que estavam a jogar um jogo, por exemplo aqueles jogos de playstation intermináveis… Se forem do nosso tempo provavelmente vão imaginar o Tomb Raider (com a sua Lara Croft)… Ou então imaginem aquele jogo da minhoca que se jogava no Nokia 3310😅.

Agora imaginem que em vez dos níveis todos que o jogo tem, tinha apenas um nível enooorme, e tinham que o jogar durante 15 anos para chegar ao fim… Têm de concordar que é um grande jogo de paciência e com grande probabilidade de desânimo e desistência pelo caminho… Pois, foi o que nós pensamos quando estávamos a planear este nosso “jogo”…

Então, decidimos pensar em patamares para nos ajudar a manter o foco e a motivação!

Para nós o primeiro patamar será ter rendimentos suficientes que cubram as nossas despesas fixas, a prestação da casa, consumos da casa, supermercado, creche, ginásio e pouco mais. Pouco não… Que isto já será um grande marco 😂!

O nível seguinte será termos os nossos custos variáveis assegurados (excluindo o que consideramos luxos), uma peça ou outra de roupa, um jantar fora, cabeleireiro, etc. aqui nesta fase talvez até já desse para um de nós começar a sua “reforma” mais cedo 😁.

Por fim, vem o “luxo”, ou seja, termos rendimentos que nos permitam conseguir fazer uma viagem grande por ano, irmos a um bom restaurante de vez em quando, comprarmos aquela prenda cara que os nossos filhos nos pedem, enfim, conseguirmos ter uma vida “folgada” apenas através dos investimentos que fomos fazendo ao longo dos anos sem termos de depender do nosso salário.

Mas atenção, a nossa ideia não é parar por aqui. O nosso objetivo é que, após termos atingido o “nível” da liberdade financeira os rendimentos continuem a crescer…

E vocês, como é que planeiam os vossos objetivos de longo prazo? Também dividem em etapas?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *