Quando começámos este nosso caminho e organizámos as nossas despesas percebemos uma coisa… estávamos a gastar muito em “coisinhas”.

Estas coisinhas vinham maioritariamente de compras impulsivas, tanto em lojas como no supermercado, mas também de um mindset consumista que parece que tomou conta de quase todos nós e nos leva a pensar que precisamos de comprar tudo! 

Repensámos a nossa postura nas compras e adotámos as seguintes medidas:

➡️Quando queremos alguma coisa tentamos sempre cumprir estes 3 passos :
1️⃣Deixamos a “marinar” durante uns dias ou semanas para termos a certeza que queremos ou precisamos mesmo;
2️⃣Pesquisamos intensivamente o artigo na net para encontrar o melhor preço, utilizando comparadores de preços como o kuantokusta;
3️⃣Confirmamos se aquele valor tem cabimentação no nosso orçamento do mês, se não, esperamos pelo próximo;

➡️Habituámo-nos a fazer as compras do supermercado online, é mais fácil de resistir a “coisinhas” que nos aparecem à frente e sabemos no momento quanto estamos a gastar. Atenção que as compras online, pelo menos no nosso caso, têm uma curva de aprendizagem, ou seja, tivemos de perder algum tempo (e por vezes ainda o fazemos) para percebermos onde e quando comprar para conseguir os melhores descontos. Também começámos a planear as refeições da semana para evitar desperdícios 😊.

➡️Principalmente com o bebé, há imensa coisa que é utilizada durante um período de tempo muito curto e que está em ótimo estado, assim tentamos sempre aproveitar coisas da família e amigos. Economia circular é um conceito que está cada vez a ser mais utilizado e que ajuda a carteira e o ambiente!

Relativamente a este mundo da economia circular ainda queremos explorar mais, existem já varias lojas (online e físicas) de compra e venda em segunda mão, podemos receber algum dinheiro por coisas que já não usamos mas que estão em bom estado e comprar coisas ótimas a preços bem mais baixos…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *