A melhor forma de criar harmonia na gestão financeira em casal é conhecerem o vosso perfil financeiro!

Na forma como gerimos o nosso dinheiro existem 5 perfis de pessoas:

– POUPADORES: Os poupadores têm um instinto natural para pouparem. São extremamente regrados nos seus consumos, procurando sempre gastar o menos possível. Muitas vezes são gozados pelos amigos por serem “sovinas”.

– GASTADORES: Os gastadores gostam de viver o momento, aparecem constantemente com roupa nova, sapatos novos, gadgets novos. A vida é medida pelos bens materiais que tem, e consideram que o dinheiro é para ser gasto, e que é essa a forma de aproveitar a vida. Procuram ganhar mais dinheiro para poder elevar o custo de vida. Normalmente, são considerados os “magnatas” do grupo.

– DESCONTROLADO: Os descontrolados são os que ganham pouco, mas não têm controlo das suas finanças. Por mais que cortem nos gastos, o que ganham nunca é suficiente, resultando em utilizações de cartões de crédito e créditos pessoais, pagando o menos possível. Normalmente, entram num ciclo vicioso com efeito bola de neve do qual é bastante complicado sair. Os descontrolados são aqueles sabem que estão numa situação complicada, mas “empurram com a barriga”.

– DESINTERESSADO: Os desinteressados são aqueles que até ganham algum dinheiro, mas nunca sabem quanto ganham ou quanto gastam. Não controlam a conta, poupam quando sobra. Às vezes têm algumas surpresas porque caiu o cartão de crédito e vão fazer compras, mas o cartão não passa. Basicamente “vivem ao sabor do vento”.

– FINANCEIRO: O financeiro é aquele que controla tudo, tem um orçamento, define objetivos de poupança e investimento. Tem projeções para vários cenários, e percebe o impacto de conceitos como “devo evitar juros pagos e procurar ter juros recebidos”. Normalmente são os “Reis do Excel”. Nos grupos costumam ser considerados os “chatos” porque gostam tanto do controlo financeiro que estão constantemente a falar disso. Às vezes levam com a “boca”, “só pensas em dinheiro”.

Quando começámos a pesquisar sobre este tema foi engraçado porque conseguimos perceber qual era o nosso perfil antes de resolvermos mudar de mentalidade. Ela era uma mistura de GASTADORA com DESINTERESSADA. Ele era uma mistura de GASTADOR com DESCONTROLADO.

Ainda bem que mudámos, porque as consequências dessa conjugação de perfis não ia dar bom resultado! Hoje Ele é um FINANCEIRO! Ela é uma FINANCEIRA, com algumas recaídas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *